Descrição
O tema a ser abordado por este curso será como as teorias de aprendizagem discutidas na Psicologia da Educação são utilizadas na sala de aula. As teorias de aprendizagem podem ser consideradas uma base para a construção do conhecimento dos diferentes conteúdos abordados pelas disciplinas de todas as modalidades de ensino.
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO
UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL
1. Contrastes entre o Cognitivismo e o Humanismo
2. A Abordagem dos Sistemas de Informação e o Conexionismo na Educação Básica
UNIDADE 2 - OS PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
UNIDADE 3 - ESTUDO DE CASO – DIFICULDADES NO ENSINO DE GENÉTICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
1. Estudo de Caso
2. Dificuldades no ensino de Genética na disciplina de Biologia no Ensino Médio
UNIDADE 4 - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM COMPREENDIDA PELO CONCEITO DE ZDP
UNIDADE 5 - PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DO PONTO DE VISTA DOS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTOS POR VYGOTSKY
UNIDADE 6 - A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO EDUCACIONAL
1. As Teorias de Aprendizagem no contexto da Educação atual
2. Aplicação das Teorias de Aprendizagem
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.