Descrição
Esse curso tem o objetivo de refletir sobre as dificuldades, muito comuns nas escolas da atualidade, de se estruturar um processo ensino-aprendizagem efetivo com crianças e/ou adolescentes que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.
Serão propostos debates sobre a eficácia da atuação educacional para os indivíduos laudados com TDAH. Por fim discute a necessidade de adequação à presença desses alunos no cotidiano escolar, que são em número cada vez maior, pois os mesmos têm capacidade de elaborar e produzir diferentes tipos de conhecimentos, necessitando para tanto de ambientes e estímulos que favoreçam sua inclusão e desenvolvimento cognitivo.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH: Uma breve análise em crianças
Conceituando transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TODA/H)
Compreender o que é TDAH no ambiente escolar
Sintomas do TDAH em crianças e tratamento
UNIDADE 2 - O Olhar da Psiscopedagogia para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: TDAH
O que é o TDAH? Conhecendo o problema
O diagnóstico
Atuação Psicopedagógico
A atuação da escola para ajudar a criança com TDAH
A importância do trabalho lúdico com criança com TDAH
UNIDADE 3 - as contribuições da Psicopedagogia na inclusão escolar de crianças com o TDAH
Contribuições da Psicopedagogia no processo de inclusão de crianças com TDAH
A Psicopedagogia e o processo de inclusão do aluno com TDAH
A Psicopedagogia e o TDAH presentes na escola
UNIDADE 4 - TDAH e o cotidiano escolar: um desafio da educação atua
UNIDADE 5 - O atendimento Neuropsicopedagogico clínico no TDAH
Anamnese
Intervenção e planejamento
Acompanhamento e orientações
Parecer diagnóstico
Intervenções neuropsicopedagogica no TDAH
Metodologia ativa
Técnica de neurofeedback, jogos lúdicos, resta 1, dominó, bingo de palavras, uno, jogo da memória, jogo do engenheiro, pega vareta, jenga, atividades corporais, contação de histórias, bingo ortográfico
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.