Descrição
Esse curso tem o objetivo de fazer com que o aluno conheça como se constitui o sujeito, como este se transforma em suas diversas etapas de vida, quais os recursos de conhecimento de que ele dispõe e a forma pela qual produz conhecimento e aprende. É preciso, também, que saiba o que é ensinar e o que é aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; os problemas estruturais que intervêm no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar.
Conteúdo programático
Objetivo do estudo de psicopedagogia
Embasamentos teóricos desta nova ciência
A psicopedagogia no Brasil: uma possível leitura
Reflexão sobre crianças com déficit de atenção/hiperatividade e insucesso escolar
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
O diagnóstico: como avaliar?
O insucesso escolar
Adaptações curriculares
A percepção
A memória
A lectoescrita
A psicomotricidade
O raciocínio lógico-matemático
DSM IV - Critérios diagnósticos da American Psychiatric Association - 1994 autismo infantil
Procedimentos e recursos intersetoriais no atendimento
Família e comunidade
Serviços especializados
Saúde
Assistência social
Recursos humanos
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.