Descrição
O curso busca induzir a sociedade a refletir qual o verdadeiro sentido de ensinar e trabalhar a respeito da inclusão de crianças com microcefalia no ensino regular, atendendo assim as suas especificidades.
O objetivo desse curso é analisar os obstáculos encontrados no processo de inclusão escolar de crianças especiais, discutindo sobre o preconceito em relação ao ensino da educação especial, por meio de uma abordagem histórica, a fim de refletir e discutir a importância da intervenção nas atividades educativas, necessárias para promover o desenvolvimento das funções psicológicas e cognitivas dos alunos especiais.
       

Conteúdo programático
UNIDADE 1 - DIRECIONANDO O APRENDIZADO ÀS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA AUTISTA
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO AUTISMO
AUTISMO E AMBIENTE ESCOLAR
ABORDAGEM COGNITIVA
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
ABORDAGEM DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
DOCÊNCIA E AUTISMO
UNIDADE 2 - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO ESPECIAL NAS ESCOLAS
UNIDADE 3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL – O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
A NECESSIDADE DA PREPARAÇÃO ESPECIALIZADA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE INTELECTUAL: LEITURA E ESCRITA
UNIDADE 5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, UM NOVO DESAFIO ESCOLAR: MICROCEFALIA



Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.