Descrição
Esse curso abordará a temática acerca das possibilidades do trabalho pedagógico com crianças autistas em ambiente escolar. Buscando a organização da expansão da discussão acerca do desenvolvimento pedagógico especializado, explanando abordagens metodológicas viáveis para sala de aula.
O curso também abrangerá aspectos relativos ao histórico do transtorno do Autismo, suas características gerais e propostas de trabalho direcionado. Na ocasião, também, será exposta a legislação vigente, assim como os documentos oficiais que assistem alunos com Autismo.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - AUTISMO: IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCES
HISTÓRICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
CARACTERIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS ACOMETIDOS PELO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES PRECOCES EM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UNIDADE 2 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DIRECIONANDO O APRENDIZADO ÀS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA AUTISTA
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO AUTISMO
AUTISMO E AMBIENTE ESCOLAR
ABORDAGEM COGNITIVA
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
ABORDAGEM DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
DOCÊNCIA E AUTISMO
UNIDADE 3 - INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS DA SEROTONINA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UNIDADE 4 - COMO O NEUROPSICOPEDAGOGO PODE AUXILIAR FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PAPEL DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO TEA
SUGESTÕES DE INTERVENÇÕES NUTRICIONAIS
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.