Descrição
O Curso de Educação e Contemporaneidade tem como objetivos: discutir questões atuais que emergem na área da Educação a partir de sua interface com o mundo contemporâneo; promover a pesquisa em áreas emergentes da Educação, além de perceber a necessidade de rever constantemente os pressupostos teóricos e metodológicos das disciplinas que lecionam, inter-relacionando-as com as demais.
       


Conteúdo programático
UNIDADE 1 - AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA NA SALA DE AULA
1. A Psicologia da Educação e seus fundamentos
2. A importância das Teorias de Aprendizagem no âmbito educacional
3. Aplicações das Teorias de Aprendizagem
UNIDADE 2 - O SCHÈME DE PIAGET APLICADO NO PROCESSO DE ENSINO-PRENDIZAGEM
1. O processo de ensino-aprendizagem influenciado pelo Schème de Piaget
2. O Professor como agente mediador da aprendizagem
UNIDADE 3 - A ABORDAGEM DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E O CONEXIONISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIDADE 4 - AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NA EDUCAÇÃO
1. A sociedade da informação
2. O uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação
3. A Educação contemporânea e o Ciberespaço
UNIDADE 5 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE 6 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIDADE 7 - A CONTEXTUALIZAÇÃO
1. Amparo legal
2. Possibilidades práticas
UNIDADE 8 - A METODOLOGIA DAS AVALIAÇÕES FRENTE AO ATUAL PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. Aspectos atuais das avaliações na Educação
2. O sistema de avaliação interligado ao processo de ensino-aprendizagem
3. Importância do Planejamento nas aulas



Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.