Descrição
O curso tem por objetivo a formação de professores de diversas áreas de maneira disciplinar para atuarem, preferencialmente, no ensino básico. Enquadram-se também demais profissionais e pessoas interessadas no assunto, que buscam a melhoria da qualidade da Educação no país.
Espera-se por fim, capacitar profissionais dos Ensino Fundamental e Médio através de vivências na área da didática e cidadania, levando ao bom desenvolvimento e desempenho das competências e habilidades dos docentes que atuam nestes níveis.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. Contrastes entre o Cognitivismo e o Humanismo
2. Os Períodos de Desenvolvimento Cognitivo
3. Planejamento de Atividade Diagnóstica do Ponto de vista dos níveis de Desenvolvimento propostos por Vygotsky
UNIDADE 2 - INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
1. A abordagem dos sistemas de informação e o Conexionismo na Educação básica
2. As tecnologias da informação e comunicação aplicadas na educação
3. O uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação
3. A atuação do docente na aplicação das TIC na sala de aula
UNIDADE 3 - AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA NA SALA DE AULA
1. As Teorias de Aprendizagem
2. A importância das Teorias de Aprendizagem no âmbito educacional
3. O Schème de Piaget no processo de ensino-aprendizagem
4. A realidade de aplicação em sala de aula
UNIDADE 4 - LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL
1. Legislações
2. Paralelo entre as diretrizes e a realidade na perspectiva da inclusão na Educação do Campo
UNIDADE 5 - A METODOLOGIA DAS AVALIAÇÕES FRENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. Aspectos atuais das avaliações na Educação
2. O sistema de avaliação interligado ao processo de ensino-aprendizagem
3. Planejamento de aulas baseadas nos modelos
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.